sexta-feira, 3 de junho de 2011

Vulcão faz coluna de cinzas de 3 km de altura perto da Cidade do México


O vulcão Popocatépetl, localizado próximo à Cidade do México, expeliu nesta sexta-feira (3) uma coluna de cinzas que alcançou uma altura de aproximadamente 3 quilômetros, informou o Centro Nacional de Prevenção de Desastres (Cenapred) da Secretaria de Governo do México.
O vulcão, que tem uma altura de 5.426 metros acima do nível do mar, é a segunda maior montanha do México, lança fumaça regularmente e é visível de algumas áreas da Cidade do México.
O vulcão Popocatepetl visto nesta sexta-feira (3) a partir da cidade mexicana de Puebla (Foto: AFP)
O vulcão Popocatepetl visto nesta sexta-feira (3) a partir da cidade mexicana de Puebla (Foto: Reuters)
O Cenapred disse em um comunicado que a emissão de cinzas desta sexta-feira começou com um "tremor" que foi "aumentando sua amplitude por alguns minutos", mas que depois diminuiu.
Os ventos inicialmente deslocaram as cinzas em direção oeste, rumo ao Estado do México. No entanto, à medida que ganhou altitude, "mudou o rumo para o leste-nordeste".
Atualmente o sistema de alerta vulcânico, que consta de três cores - verde (normal), amarelo (alerta) e vermelho (alarme) -, se encontra no amarelo, e a emissão de cinzas não mudou a situação.
Por enquanto, as autoridades mantêm a proibição de se chegar a mais de 12 quilômetros da cratera.
Segundo um estudo recente da Universidade Autônoma Metropolitana (UAM) do México, o Popocatépetl perdeu quatro de suas geleiras nos últimos 15 anos por conta do aquecimento global.


Nenhum comentário:

Postar um comentário